Em Porto Alegre

Galeria de Arte
- Edital - 2016

Ecarta Musical 2016 terá eixos temáticos
Local: Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)

Nesta temporada, a programação do Ecarta Musical, da Fundação Ecarta, terá eixos temáticos. De abril até janeiro de 2017, os dois shows de cada mês homenagearão diferentes estilos e origens musicais. No total, serão dez eixos: Rock e Blues (abril), Cantos de Trabalho e Luta (maio), Regionalismos (junho), Novos Compositores (julho), Jazz e Instrumental (agosto), Músicas do Mundo (setembro), Outubro Erudito, Cultura Negra (novembro), MPB (dezembro), Samba e Choro (janeiro). As apresentações acontecem na Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre), às 18h. A entrada é franca. Mais informações pelo telefone 51 4009.2971 e pelo www.ecarta.org.br.

Elenice Zaltron, produtora

Colaboração e curadoria
Marcelo Delacroix, músico e compositor

Ecarta Musical Eixos Temáticos | Foto: Igor Sperotto
JUNHO | Regionalismos
Projeto Violas ao Sul | Foto: Ed Oliveira 25/6 Lançamento do Projeto Violas ao Sul, espetáculo com Valdir Verona, Mário Tressoldi, Angelo Primon e Oly Jr

Show-espetáculo com quatro músicos sulinos, Valdir Verona, Mário Tressoldi, Angelo Primon e Oly Jr., que tem a viola de 10 cordas permeando seus trabalhos ao longo dos anos, e que juntos formam a linha evolutiva do instrumento, com canções autorais e clássicos do cancioneiro gaúcho e brasileiro, e da música contemporânea.

Repertório
Milonga blues (Oly Jr.) – Oly Jr.
Desculpe meu filho (Oly Jr.) – Oly Jr.
Portas dos sonhos (Mário Barbará/Sérgio Napp) – Valdir Verona
Das bandas do poente (Valdir Verona) – Valdir Verona
Chamamé Blues (Valdir Verona) – Duo Verona & Oly
Na volta que o mundo dá (Vicente Barreto/Paulo Cesar Pinheiro) – Angelo Primon
10 de fole (Angelo Primon) – Angelo Primon
Lamento (Fernando Reis Jr.) – Duo Angelo & Tressoldi
Maré baixa (Ivo Ladislau/Mauro Moraes) – Mário Tressoldi
Violas do sul do brasil (Chico Saga/Mário Tressoldi) – Mário Tressoldi
Cantiga de eira (Barbosa Lessa) – Todos
Os homens de preto (Paulo Ruschel) – Todos

VALDIR VERONA | natural de Caxias do Sul, RS, é músico com mais de 25 anos de carreira profissional, tendo trabalhado ao longo desse tempo com apresentações musicais em diversos formatos: Solo, duos, trios, grupos, músico acompanhante, aulas de música, produções e direções musicais. Um dos maiores e mais atuantes representantes da viola no sul.

MÁRIO TRESSOLDI | arranjador, compositor, produtor musical, pesquisador da cultura do litoral norte do RS, integrante do grupo Chão de Areia, Bacharel em Música (Cordas) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professor de violão, técnica vocal, teoria e harmonia funcional. É atualmente um dos compositores e músicos mais premiados nos festivais do Brasil.

ANGELO PRIMON | músico, compositor, produtor, destacado como um dos mais importantes instrumentistas de sua geração, com mais duas décadas, atuou ao lado de inúmeros artistas do Brasil e do Uruguai, tendo recebido o Prêmio Açorianos de Melhor Instrumentista em 2006 e 2008, pesquisa já há alguns anos as sonoridades orientais e populares, de instrumentos como a viola de dez cordas, viola de cocho, o oud árabe e o sitar indiano.

OLY JR. | cantautor, atuante na cena musical desde 1998, tem 11 discos lançados, quatro Prêmios Açorianos de Música (2010 e 2012), participou de festivais nacionais e internacionais de blues, em coletâneas musicais do gênero, funde milonga com blues, explorador da técnica do slide, reconhecido como um dos mais atuantes e originais da cena blues do Brasil.

JULHO | Novos Compositores
9/7 Carina Levitan e Carmem Correa

23/7 Thiago Ramil e Poty Burch

AGOSTO | Jazz e Instrumental