Em Porto Alegre

Prêmio Açorianos para
Os Teóricos Artrópodes

Ecarta Musical 2016 terá eixos temáticos
Local: Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)

Nesta temporada, a programação do Ecarta Musical, da Fundação Ecarta, terá eixos temáticos. De abril até janeiro de 2017, os dois shows de cada mês homenagearão diferentes estilos e origens musicais. No total, serão dez eixos: Rock e Blues (abril), Cantos de Trabalho e Luta (maio), Regionalismos (junho), Novos Compositores (julho), Jazz e Instrumental (agosto), Músicas do Mundo (setembro), Outubro Erudito, Cultura Negra (novembro), MPB (dezembro), Samba e Choro (janeiro). As apresentações acontecem na Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre), às 19h. A entrada é franca. Mais informações pelo telefone 51 4009.2971 e pelo www.ecarta.org.br.

Elenice Zaltron, produtora

Colaboração e curadoria
Marcelo Delacroix, músico e compositor

Ecarta Musical Eixos Temáticos | Foto: Igor Sperotto
10/12 | 19h | Eixo MPB
Alexandre Vieira apresenta o álbum Novo
Local: Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre)
Foto: Janaína Lobo
Alexandre Vieira apresenta Novo |Foto: Janaína Lobo

O compositor Alexandre Vieira (violões e voz) estará acompanhado por Alice Gross (voz), Ângelo Primon (violão e viola) e Pablo Lanzoni (teclado e voz). No repertório do show, canções que integram o álbum Novo de Alexandre, em fase de mixagem, incluindo algumas das composições significativas de sua trajetória musical.

No repertório:
O relógio da saudade (música de Alexandre Vieira sob poema de domínio popular)
Nos lençóis (Alexandre Vieira e Richard Serraria)
Miragem (Alexandre Vieira e Carlos Patrício)
No vai-e-vem das cordas (Alexandre Vieira, Carlos Patrício)
Interior (Alexandre Vieira e Mário Falcão)
Por la ruta (Alexandre Vieira e Sebastian Jantos)
Tudo (Alexandre Vieira)
Remoção (Alexandre Vieira e Marcelo Jucá)
Blues chacarera (Alexandre Vieira)
Além mar em mim (Alexandre Vieira e Carlos Patrício)
Céu e Abismo (Alexandre Vieira)

ALEXANDRE VIEIRA – Nnatural de Porto Alegre/RS, graduado, mestre e doutorando em música pelo Instituto de Artes da Ufrgs. Envolvido em projetos de canção autoral desde meados da década de oitenta, tem entre seus principais trabalhos as colaborações com músicos da cena local como Mário Falcão, Zé da Terreira, Leandro Maia e Karine da Cunha. Destaque especial para sua atuação entre 1998 e 2002 no quinteto popular de câmara Café Acústico – vencedor de dois Prêmios Açorianos de Música. Em 2005 foi pioneiro ao lançar WEB o álbum Chacarera Blues. Atualmente, apresenta as canções que farão parte do álbum Novo. Neste trabalho, Alexandre conta com a participação de Nelson Coelho de Castro, Bebeto Alves, Andrea Cavalheiro, Mário Falcão, Dúnia Elias e dos uruguaios Sebastián Jantos. Dany López e Federico Trindade, entre outros interpretes e instrumentistas.

Links:
www.chacarerablues.blogspot.com