Em Porto Alegre

ENTRADA FRANCA

Temporada 2016

Ecarta Musical 2016 terá eixos temáticos
Local: Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)

Nesta temporada, a programação do Ecarta Musical, da Fundação Ecarta, terá eixos temáticos. De abril até janeiro de 2017, os dois shows de cada mês homenagearão diferentes estilos e origens musicais. No total, serão dez eixos: Rock e Blues (abril), Cantos de Trabalho e Luta (maio), Regionalismos (junho), Novos Compositores (julho), Jazz e Instrumental (agosto), Músicas do Mundo (setembro), Outubro Erudito, Cultura Negra (novembro), MPB (dezembro), Samba e Choro (janeiro). As apresentações acontecem na Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre), às 19h. A entrada é franca. Mais informações pelo telefone 51 4009.2971 e pelo www.ecarta.org.br.

Elenice Zaltron, produtora

Colaboração e curadoria
Marcelo Delacroix, músico e compositor

Ecarta Musical Eixos Temáticos | Foto: Igor Sperotto
7/1/17 | 19h | Eixo temático Samba | Entrada franca
Silfarnei & os Amigos do Samba
Local: Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre)
Foto: Vasco Ribeiro
Silfarnei & os Amigos do Samba |Foto: Vasco Ribeiro

Silfarnei (violão) acompanhado por Glau Barros (voz), Charles (cavaquinho) e Clint (pandeiro) apresentaram sambas compostos por dez dos grandes expo-entes da Música Popular Brasileira: Adoniran Barbosa, Ary Barroso, Ataulfo Alves, Candeia, Cartola, Dona Ivone Lara, Elton Medeiros, Nelson Cavaqui-nho, Noel Rosa, Paulinho da Viola.

Repertório:
Aquarela do Brasil e Isso aqui, o que é? (Ary Barroso)
Tiro ao Álvaro (Adoniran Barbosa)
Meus tempos de criança (Ataulfo Alves)
Pintura sem arte (Candeia)
Tive sim (Cartola)
Acreditar (Dona Ivone Lara)
Pressentimento (Elton Medeiros)
A flor e o espinho (Nelson Cavaquinho)
Último desejo (Noel Rosa)
Onde a dor não tem razão (Paulinho da Viola)

SILFARNEI DA SILVA ALVES – Violonista, compositor. Acompanhou canto-res e músicos como: Jair Rodrigues, Jamelão, Leci Brandão, Neguinho da Bei-ja-Flor, Almir Guineto, Arlindo Cruz, Lurdes Rodrigues, Maria Luiza Benitez, Plauto Cruz, Darcy Alves, Zilah Machado, entre outros. Fundador do grupo de samba Flor de Ébano; componente de Harmonia e compositor de escolas de samba como Praiana, Vila do Iapi, Império da Zona Norte. Atua em diversos gêneros musicais como: samba, MPB, chorinho, latino-americana, nativismo, bossa nova.

GLAU BARROS – Cantora consagrada e atuante na noite de Porto Alegre e no estado, que tem no Samba o seu gênero musical favorito.

ALEMÃO CHARLES – Cavaquinista. Acompanhou grandes intérpretes do Samba como Jamelão, Jair Rodrigues, Almir Guineto, Mestre Marçal, Beth Car-valho, entre tantos outros. Componente do Grupo Flor de Ébano.

CLINT – Cantor e músico de vários instrumentos: pandeiro, cavaquinho, flau-ta, sax. Sambista reconhecido e ex-integrante da Banda da Brigada Militar.

Silfarnei & os Amigos do Samba
Silfarnei & os Amigos do Samba | Foto: Vasco Ribeiro Silfarnei & os Amigos do Samba | Foto:Vasco Ribeiro Silfarnei & os Amigos do Samba | Foto:Vasco Ribeiro Silfarnei & os Amigos do Samba | Foto: Vasco Ribeiro
Silfarnei & os Amigos do Samba | Foto: Vasco Ribeiro Silfarnei & os Amigos do Samba | Foto: Malcon Robert Silfarnei & os Amigos do Samba | Foto: Malcon Robert Silfarnei & os Amigos do Samba | Foto: Malcon Robert

21/1/17 | 19h | Eixo temático Samba | Entrada franca
Mathias 7 Cordas e grupo
Local: Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre)
Foto: Felipe Gaiesky
Mathias 7 Cordas e grupo |Foto: Felipe Gaiesky

Apresentação de composições próprias, com repertório que inclui sua última safra de músicas com choros, valsas e canções. Neste show, Mathias retorna a cantar nos palcos e traz ao público parcerias com grandes nomes da nova ge-ração da MPB, como João Camarero e Samuca do Acordeon. Na formação do grupo: Mathias 7 Cordas (violão), Guilherme Sanches (pandeiro) e Lucian Kro-low (flauta).

Repertório:
Rua do Ouro (Mathias Pinto e João Camarero)
Coisas Raras(Mathias Pinto e Alexandre Susin)
Valentia(Mathias Pinto e Alexandre Susin)
Batom Azul(Mathias Pinto e Alexandre Susin)
Caindo em si(Mathias Pinto)
Pernambucana(Mathias Pinto)
Só você (Mathias Pinto e Samuca do Acordeon)
Samba sem refrão (Mathias Pinto e Alexandre Susin)
Saudade de amar (Dori Caymmi e Paulo Cesar Pinheiro)

MATHIAS 7 CORDAS – Compositor e violonista. Licenciado em música pelo Instituto Porto Alegre. Sócio fundador da Casa Barco. Atua em diversos proje-tos ligados à música popular brasileira, produção de trilhas sonoras e produ-ção musical em geral. Dentre eles, destaca-se a direção musical no espetáculo Lupi, o musical (2013) gravado no ano do centenário de Lupicínio Rodrigues; produção do musical Estação Brasil, Na onda do choro – Os choros de Luiz Carlos Borges, lançado em 2016. Já fez apresentações e gravou com Luciana Rabello, Jorginho do Pandeiro, Luis Barcelos, Tonho Croco, Nilze Carvalho, Ângela Maria, Ronaldo do Bandolim, Plauto Cruz, Elias Barboza, Caio Marti-nez, Pâmela Amaro, Lourdes Rodrigues, Messias Britto, Luiz Carlos Borges, João de Almeida Neto, Maria Luiza Fontoura, Aline Stoffel, Clube do Choro de Porto Alegre. Recebeu o troféu melhor instrumentista no 46º Festival Aparício Silva Rillo e menção especial no Prêmio Açorianos de Música 2014/2015.

Mathias 7 Cordas e grupo
Mathias 7 Cordas e grupo | Foto: Felipe Gaiesky Mathias 7 Cordas e grupo | Foto:Felipe Gaiesky Mathias 7 Cordas e grupo | Foto:Felipe Gaiesky Mathias 7 Cordas e grupo | Foto: Felipe Gaiesky
Mathias 7 Cordas e grupo | Foto: Felipe Gaiesky Mathias 7 Cordas e grupo | Foto: Malcon Robert Mathias 7 Cordas e grupo | Foto: Malcon Robert Mathias 7 Cordas e grupo | Foto: Malcon Robert

Apoio:
Sinpro/RS - Sindicato dos Professores do RS