Galeria de Arte
Compacto Simples
As memórias (quase) perdidas da Avalanche

Os artistas Matheus Walter e Virginia Simone, do grupo Avalanche, apresenta a exposição Compacto Simples. O título, extraído do universo da música pop, faz referência à maneira que a exposição será montada. Trabalhos realizados em técnicas e suportes distintos estão exibidos em cada uma das salas (ou lados) da galeria Ecarta. As obras, no entanto, têm na questão da memória um assunto comum.

Oficina
Escrita Criativa
O poema e a letra de
canção

Doação
Livros da mostra X
vão para ponto
de cultura

Galeria de Arte
- Edital - 2016
Nome: 
E-mail: 
 
 

No Lado A, Vídeo da Casa reúne imagens captadas em formato digital, entre 2010 e 2014, que mostram a destruição de um velho sobrado da Rua Santo Antônio, em Porto Alegre. Entre os anos de 2005 e 2012, a casa, também chamada de Avalanche, foi lugar de morada, criação e convívio, além de abrigo para um acervo de roupas e objetos reunidos em anos de pesquisas. “Os anos de ocupação da casa, tingidos de alegria e entusiasmo, contrastam com o aspecto cru da demolição de um imóvel urbano. Vídeo da Casa possui, inevitavelmente, um apelo político passível de discussão em tempos de crise: o debate sobre a especulação imobiliária e suas consequências”, considera Matheus.

No Lado B, a série Álbuns traz uma coleção de impressos, fotos, desenhos, etiquetas, adesivos, panfletos e recortes, todos materiais de diferentes tempos e espaços reunidos em antigos álbuns de fotografias. O trabalho propõe uma forma de organização e apresentação do que a dupla chama de achados arqueológicos. Os temas são variados e organizados por conteúdo, forma, período histórico ou livre associação: o Álbum da Indústria Fonográfica evoca a produção gráfica de capas de discos e publicações do gênero; o Álbum da Mulher reúne desenhos e imagens femininas de revistas e livros de diversas épocas; o Álbum de Botticelli insere folhas de uma planta medicinal em um livro sobre o pintor renascentista.
“Em um típico caso ‘A influencia B', todo o conceito dos álbuns vem da necessidade de criar obras menores. O motivo é o simples fato de a casa, estrutura gigantesca e misteriosa – pode-se dizer um grande álbum que guardava toda a sorte de objetos –, ter sido destruída e o tamanho do 'atelier' drasticamente reduzido”, explica Virginia.

Exposição COMPACTO SIMPLES
Artistas: Matheus Walter e Virgínia Simone
Local: Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)
Inauguração: 5 de maio, quinta-feira, às 19h.
Visitação: até 19 de junho de 2016, de terça a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 20h; e domingo, das 10h às 18h. * No dia 18 de junho, às 17h, haverá um evento de encerramento com diversas atividades.
Informações: (51) 4009-2971 e www.ecarta.org.br
Entrada franca

SOBRE OS ARTISTAS

Matheus Walter e Virginia Simone integram a Avalanche, que fundaram em 2005, ao lado dos hoje radicados em Berlim Gustavo Jahn e Melissa Dullius. Como Avalanche atuam em diversos segmentos: cinema, artes visuais, música e rádio. Na área cinematográfica dirigiram, entre outros, os curtas A Mão do Homem Morto (2011), Plano (2015) – premiado no Festival de Cinema da Fronteira pela Melhor Direção –, e finalizam o documentário longa-metragem Chaminé – O Sucesso e o Abstrato. Em 2010, a exposição Paraísos Perdidos Séc. XX ocupou três espaços na Usina do Gasômetro: Galeria dos Arcos, Galeria Lunara e Sala PF Gastal. Em 2015, a instalação Pirita fez parte da coletiva A Mão Negativa, com curadoria de Bernardo José de Souza, no Parque Lage, Rio de Janeiro.

Atlas Geográfico Escolar - 2016 - Avalanche | Foto:
Atlas Geográfico Escolar - 2016 - Avalanche.
Avalanche Vídeo da Casa Still | Foto:
Avalanche Vídeo da Casa Still.
Botticelli - 2016 - Avalanche | Foto:
Botticelli - 2016 - Avalanche.
Landscape Album - 2016 - Avalanche | Foto:
Landscape Album - 2016 - Avalanche.
Álbum da Bela, Recatada e Do Lar - 2016 - Avalanche | Foto:
Álbum da Bela, Recatada e Do Lar - 2016 - Avalanche.
Album Nº1 - 2012 - Avalanche - 2016 - Avalanche | Foto:
Album Nº1 - 2012 - Avalanche.
Apogeu e Queda da Indústria Fonográfica - 2016 - Avalanche | Foto:
Apogeu e Queda da Indústria Fonográfica - 2016 - Avalanche.

Inauguração Compacto Simples



 Apoio:
Província Província Província Gráfica e Editora Relâmpago
TORRE DE PIZZA

Fundação Cultural e Assistencial ECARTA
Av. João Pessoa, 943 - Porto Alegre - RS - Brasil - Fone: 51-4009.2970
© Copyright 2005 - 2011 Todos os direitos reservados (All Rights Reserved)