Repúdio à sanção do Governo do estado aos projetos que extinguem fundações estaduais

A direção executiva e o conselho curador da Fundação Cultural e Assistencial Ecarta lastimam e repudiam a sanção pelo governador José Ivo Sartori dos projetos de lei, aprovados pela assembleia legislativa de dezembro, extinguindo as nove fundações estaduais.

O ato governamental ignorou a ampla mobilização dos setores sindical, artística, intelectual e social desenvolvida desde o encaminhamento da proposta ao legislativo.

As referidas Fundações, com destaque para a Zoobotânica, a Piratini (TVE e Rádio Cultura), Economia e Estatística (FEE) e Ciência e Tecnologia (Cientec), constituem inegável patrimônio material e imaterial da sociedade gaúcha, construído a partir de uma concepção de cidadania e compromisso com a cultura, a ciência, a arte e a informação.

A sanção da extinção da Fundações se torna mais grave ainda por não ter sido resultado de um efetivo debate público com todos os segmentos da sociedade com o objetivo de buscar alternativas para a superação da crise do Estado e o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.

O custo desta política antidemocrática será alto para toda a sociedade gaúcha. Certamente a responsabilidade por isso será cobrada pelas gerações futuras.

Porto Alegre, 17 de janeiro de 2017.

Direção Executiva
Conselho Curador