Prêmio Açorianos para Os Teóricos Artrópodes
Prêmio Açorianos para Os Teóricos Artrópodes. | Crédito foto: Igor Sperotto

Prêmio Açorianos para Os Teóricos Artrópodes. | Crédito foto: Igor Sperotto

Prêmio Açorianos para Os Teóricos Artrópodes

A mostra Os Teóricos Artrópodes: Metodologias e Práticas de Pesquisa em Campo Avançado (ou Uma Noite na Ilha dos Museus) foi a vencedora na categoria Performance do Prêmio Açorianos de Artes Visuais, em cerimônia realizada nesta segunda-feira, 5 de dezembro, em Porto Alegre.

Os Teóricos Artrópodes é uma realização de Alexandre Navarro Moreira, Celina
Alcântara, Chico Machado, Cristiano Rieck, Leo Felipe, Giancarlo Lorenci, Luciano
Zanatta, Tula Anagnostopoulos e Zeca Azevedo. Foi inaugurada em março deste ano na Galeria Ecarta, em Porto Alegre.

No ano passado, Um firme e vibrante não recebeu a premiação como melhor mostra coletiva e, em 2011, a Galeria Ecarta ganhou destaque em Espaço Institucional.

Prêmio Açorianos para os dez anos do Ecarta Musical

Mais de 240 shows já foram realizados na sede da Fundação em Porto Alegre | Crédito: Igor Sperotto

A Fundação Ecarta recebeu menção especial no Prêmio Açorianos de Música 2014/2015, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre, em cerimônia no dia 1º de dezembro, pelos dez anos do projeto Ecarta Musical. Lançado no final do primeiro semestre de 2005, o projeto realiza quinzenalmente, aos sábados, show na sede da Fundação Ecarta (Avenida João pessoa, 943), na capital, com entrada franca. A programação contempla a produção musical gaúcha em suas diversas correntes: do jazz ao erudito, da vanguarda ao experimental. “Nos sentimos honrados pelo reconhecimento expresso nesta homenagem”, destaca Marcos Fuhr, presidente da Fundação Ecarta. “A dedicamos aos professores do ensino privado que, através do Sinpro/RS, mantém a Ecarta e seus projetos, aos artistas e ao público que consolidaram o O projeto também tem se dedicado a promover a circulação de shows pelo interior do estado, com parcerias locais. Já receberam o Ecarta Musical as cidades de Santa Maria, Santa Rosa, Bagé, Pelotas, Rio Grande, Passo Fundo, Carazinho, Frederico Westphalen, Santa Cruz do Sul, Novo Hamburgo, Santo Ângelo, Uruguaiana, Capão da Canoa, Alegrete, entre outras. A Fundação Ecarta foi instituída pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS) e iniciou suas atividades em abril de 2005. ARTES VISUAIS
Melhor Exposição Coletiva

A mostra Um firme e vibrante NÃO, que abriu a programação da Galeria Ecarta em 2015, ganhou o Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, na categoria exposição coletiva. A premiação ocorreu no dia 26 de novembro, no Teatro Renascença, em Porto Alegre. Confira Um firme e vibrante NÃO

Ecarta ganha Prêmio Açorianos como espaço institucional
Troféu Açorianos

A Fundação Ecarta recebeu, no dia 8 de maio de 2012, em cerimônia realizada no Teatro Renascença em Porto Alegre, o Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, como Destaque Espaço Institucional de Divulgação Cultural de 2011. Concorriam nesta categoria instituições de peso, como o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, o Espaço Cultural ESPM e o Instituto Goethe. Iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre, o Prêmio Açorianos de Artes Plásticas reconhece artistas e instituições que se destacaram no cenário das artes visuais da capital.

É com muita alegria que recebemos o Prêmio Açorianos. Além do reconhecimento pelo trabalho qualificado desenvolvido, essa premiação é o reconhecimento público do investimento do Sinpro/RS e dos professores do ensino privado na jovem Fundação Ecarta, em atividade desde 29 de abril de 2005 e que tem, na Galeria de Arte, o seu projeto âncora.

Nosso agradecimento também aos artistas, curadores e profissionais que nos ajudaram, ao longo destes sete anos, a construir este espaço, já consolidado na programação cultural da Capital. Agradecemos ainda a comissão julgadora do Prêmio e a Secretaria de Cultura de Porto Alegre por reconhecer e valorizar artistas e instituições que fazem mais pela cultura do Rio Grande do Sul.

Marcos Júlio Fuhr

Um degrau para a cidadania

A Fundação Cultural e Assistencial Ecarta é uma entidade instituída pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS (Sinpro/RS). Sua fundação ocorreu no VI Congresso Estadual dos Professores do Ensino Privado – CEPEP – em outubro de 2003, ocasião em que foram aprovados o seu estatuto, o primeiro Conselho Curador e a dotação financeira.

O início efetivo das atividades da fundação deu-se, no entanto, com a inauguração de sua sede na Avenida João Pessoa, 943, em Porto Alegre, no dia 29 de abril de 2005. Nessa oportunidade foi inaugurado o primeiro projeto cultural, a Galeria de Arte, considerada como âncora da instituição.

A Fundação Ecarta é um presente dos professores do ensino privado do RS a toda a sociedade gaúcha. Seu nome, ECARTA, foi construído pelas iniciais das atividades que pretende desenvolver: Educação, Cultura, Arte, Recreação, Tecnologia e Assistência.

Tem como missão, a promoção das atividades voltadas à qualificação da educação e a ampliação dos espaços e das oportunidades de acesso à arte, à cultura e a recreação, assim como iniciativas de caráter assistencial.

Convictos de que estes são bens inalienáveis do cidadão, a Fundação se propõe a ser um “degrau para a cidadania” para todos os que se aproximam do seu projeto, seja para ajudar na definição e implementação de suas iniciativas através do trabalho voluntário ou para usufruí-las.

Em Porto Alegre, a Fundação Ecarta pretende ter uma profunda ligação com o conjunto do patrimônio sócio-cultural do seu entorno onde se destaca o Parque Farroupilha, o Brique da Redenção e o Bairro Cidade Baixa, irradiando a partir da sede sua atuação para todo o Rio Grande do Sul, uma vez que a instituição pretende ter no conjunto do estado sua espera de atuação.

Aproxime-se e ajude a fazer a Fundação Ecarta um patrimônio da sociedade gaúcha e um degrau para a cidadania.